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Marketing e Vendas: Saiba como aliar esses conceitos de forma estratégica na sua empresa

Marketing e Vendas: Saiba como aliar esses conceitos de forma estratégica na sua empresa

Publicado em | 13 2021

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Comunicação e relacionamento com o consumidor ajuda a conquistar e fidelizar o público, afirma especialista do Sebrae/SC Nos últimos anos, o marketing vem se mostrando uma ferramenta cada vez mais importante para alavancar os negócios, independente do setor de atuação. Seja por meios tradicionais ou pelos canais digitais, as estratégias de comunicação empresarial impactam diretamente na obtenção de “leads” (consumidores em potencial) que poderão ser convertidos em clientes pelo time de vendas. No entanto, para que a jornada de compra seja efetivada, é essencial que essas duas áreas estejam sempre caminhando juntas. É claro que isso não vale apenas para as grandes empresas e indústrias, que contam com grandes equipes de marketing e de atendimento ao cliente — os micro, pequenos e médios negócios também podem - e devem - se beneficiar de estratégias para potencializar seu crescimento. Etapas como a definição clara do produto ou serviço oferecido, encontrar o público-alvo e aprender a se comunicar com as pessoas que se quer atingir são determinantes para que as vendas se realizem. > “Comece pequeno, mas sonhe grande!”, incentiva empresário que alcançou o sucesso Seja em uma loja física ou no e-commerce, todas as vendas começam com uma resposta negativa por parte do consumidor, como aponta a especialista em Marketing e Vendas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC), Patricia Nascimento. “‘Muito caro’, ‘não é o que estou buscando’, ‘só estou dando uma olhadinha’... Essas são frases clássicas que todo mundo que já trabalhou com vendas já ouviu. Saber como sair dessas objeções faz toda a diferença para manter o cliente dentro da loja e para efetivar a venda”, afirma. Quando um consumidor entra em uma loja, ele está disposto a olhar os produtos, e muitas vendas são perdidas dentro da própria loja. Afinal, segundo a especialista, o maior problema do varejo hoje não é a falta de clientes ou grande competitividade, tanto nas lojas físicas quanto nos canais digitais, e sim a motivação e o desempenho de quem faz as vendas. “Se a sua equipe anda desmotivada, reclamando dos clientes ou de que o preço dos produtos está muito alto, talvez ela não saiba ainda muito bem como trabalhar com objeções. Habilidades como saber se comunicar, ter dominância e saber lidar com conflitos são ingredientes essenciais para uma boa negociação”, explica Patricia. Desafios como esses são possíveis de serem superados por meio da capacitação da equipe e do fortalecimento dos departamentos de Marketing e Vendas. A missão do Sebrae é potencializar negócios e contribuir para que os empresários catarinenses desenvolvam cada vez mais suas capacidades em todas as áreas de seus negócios. Se você quer aprender mais ou conversar com um consultor especialista em marketing e vendas do Sebrae/SC, clique aqui. Como conquistar o público Um dos principais erros cometidos pelas empresas é não tratar os clientes que tiveram algum problema com o produto ou serviço com a devida atenção. “Quando o cliente reclama, muita gente pensa ‘ah, lá vem…’ e não tenta resolver o problema da maneira mais rápida e satisfatória para o consumidor. É aí que está o erro. Cerca de 70% dos clientes que se fidelizam são aqueles que tiveram um problema, mas também receberam um tratamento atencioso na resolução. São esses clientes que viram ‘garotos-propaganda’ das empresas”, destaca a especialista. O relacionamento com o cliente é uma das maneiras mais efetivas de conquistar e fidelizar o público. No caso de lojas físicas, por exemplo, quando o consumidor entra na loja, ele já teve o interesse captado por alguma coisa — um produto, o nome da loja, uma indicação de um amigo. Mas, como explica Patricia, o trabalho ainda não foi finalizado. “Quando o cliente chega na loja e diz que ‘só está dando uma olhadinha’, é importante deixá-lo olhar. O que importa é como transformar essa olhadinha em uma negociação, e existem técnicas para isso. Será que a comunicação da sua empresa está coerente com o produto ou serviço que você está vendendo, e também com o público-alvo que você quer acessar? O produto ou serviço ainda tem relevância e espaço no mercado?”. Capacitação Avaliar essas questões e acompanhar a gestão da empresa é importante para que o empreendedor tenha cada vez mais clareza sobre seu negócio, o mercado em que atua e a forma ideal de se comunicar com os consumidores. O alinhamento entre o marketing e as vendas têm reflexo direto nos resultados e, para fortalecer o posicionamento de marca. Para desenvolver as habilidades dos empreendedores nesse aspecto, o Sebrae oferece diversos cursos e e-books gratuitos que podem ser acessados tanto por aqueles que estão iniciando essa jornada quanto os mais experientes. Confira alguns dos materiais disponíveis: Iniciante Para começar a aprender sobre marketing e vendas, o Sebrae disponibiliza e-Books com conteúdo instrutivo para quem está iniciando seus estudos. Baixe gratuitamente: 5 dicas valiosas para vender mais no varejo; Fundamentos da formação de preço de venda; Como a cultura orientada por dados pode transformar as estratégias da sua empresa. A trilha Como Vender Online e o curso Marketing Digital - oportunidade de ouro para crescer o seu negócio são capacitações curtas e ideais para empreendedores que buscam o crescimento e o sucesso de seus negócios. Intermediário No curso Como Criar uma Loja Virtual Grátis, o empreendedor irá aprender sobre a importância de ter uma Loja Virtual, como criar e configurar a loja online, como cadastrar marcas, produtos e categorias, configurar formas de envio e pagamento e como cadastrar o domínio da loja. O curso é voltado para Profissionais de empresas em geral que desejam conhecer o comércio eletrônico e suas oportunidades comerciais e profissionais, empresários do comércio tradicional que desejam ampliar suas vendas através do e-commerce e empreendedores que desejam montar e gerenciar uma loja virtual. Avançado O curso Gestão de Marketing oferece 15 horas de capacitação online ideal para empreendedores que buscam aplicar os principais conceitos de marketing na prática. O curso ensina a analisar os clientes, identificar o produto, preço, ponto de venda e meios de divulgação, bem como as melhores estratégias de pós-venda. Se você não encontrou o que precisava aqui ou deseja acessar mais conteúdos, entre em contato com o Sebrae pelo ChatBOT! Você também pode conversar com um consultor para tirar suas dúvidas sobre Marketing ou sobre Vendas. Clique aqui para aprender mais sobre o tema e conversar com um consultor do Sebrae. Confira mais conteúdos no canal Sebrae Acelera Negócios no G1.


Fonte: G1 > Rio de Janeiro
https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/especial-publicitario/sebrae-sc/sebrae-acelera-negocios/noticia/2021/10/13/marketing-e-vendas-saiba-como-aliar-esses-conceitos-de-forma-estrategica-na-sua-empresa.ghtml


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