CLASSIFICADOS ON-LINE   |   CLASSIFICADOS IMPRESSO   |   DESENVOLVIMENTO DE SITES   |   GRÁFICA   |   MÍDIA INDOOR   |   REDES SOCIAIS   |   VÍDEOS ANIMADOS   |   NOTÍCIAS

Japão entra em recessão e caminha para pior contração pós-guerra

O PIB da terceira maior economia do mundo caiu 3,4% em termos anualizados no 1º trimestre, após já ter sofrido uma retração de 7,3% no 4º trimestre. A última vez que o Japão sofreu uma recessão foi em 2015. A economia do Japão caiu em recessão pela primeira vez em quatro anos e meio no primeiro trimestre, deixando o país a caminho de sua maior contração pós-guerra conforme a crise do coronavírus afeta empresas e consumidores. Os dados do Produto Interno Bruto destacaram o impacto do surto, com as exportações registrando a maior queda desde o terremoto de março de 2011 diante das paralisações e problemas nas cadeias de ofertas globais. A terceira maior economia do mundo contraiu 3,4% em termos anualizados no primeiro trimestre, mostraram dados preliminares do Produto Interno Bruto, contra expectativa do mercado de queda de 4,6%. No quarto trimestre, a economia já havia sofrido uma queda de 7,3%, com trimestres consecutivos de contração atendendo à definição técnica de recessão. A última vez que o Japão sofreu uma recessão foi no segundo semestre de 2015. Analistas alertam para um cenário ainda pior no segundo trimestre já que o consumo caiu depois de o governo ter pedido aos cidadãos em abril que permanecessem em casa. "É quase certeza que a economia sofreu um declínio ainda mais profundo no atual trimestre", disse Yuichi Kodama, econmista-chefe do Instituto de Pesquisa Meiji Yasuda. Japão suspende estado de emergência em grande parte do país As consequências do vírus sobre as empresas japonesas levaram a uma queda de 6,0% nas exportações no primeiro trimestre, maior declínio desde o segundo trimestre de 2011. "As exportações para a China começaram a cair em fevereiro, seguido de uma onda de queda nos embarques para a Europa e os Estados Unidos", disse Takeshi Minami, economista-chefe do Instituto de Pesquisa Norinchukin. Analistas consultados pela Reuters estimam que a economia do Japão vai encolher 22% em termos anualizados neste trimestre, o que seria um recorde.


Fonte: G1 > Rio de Janeiro
https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/05/18/japao-entra-em-recessao-e-caminha-para-pior-contracao-pos-guerra.ghtml


Boletim Informativo

Cadastre-se para receber nosso boletim informativo e notícias de sua cidade ou região.


Copyright 2013-2020 Classificados da barra - (21) 4107-6698 / 3502-0876 / 96475-6947.
Classificados da Barra LTDA, CNPJ: 28.894.203/0001-98, Rua Esperança, 259 SL 01 , Vargem Grande, Rio de Janeiro/RJ, CEP: 22785-590 Todos os direitos são reservados. Proibido a reprodução sem a devida autorização.