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Procon de Mogi das Cruzes registra mais de 2,5 mil reclamações por causa do novo coronavírus entre março e maio

Desdobramentos da pandemia geraram reclamações em diversos setores do comércio, como viagens, alimentação, farmácias e financeiras. Entre os meses de março e maio, o Procon de Mogi das Cruzes recebeu mais de 2,5 mil demandas de consumidores que tiveram problemas por causa dos desdobramentos do novo coronavírus (Covid-19). De acordo com o órgão, o número inclui processos, pedidos de orientação e denúncias. Do total, 13% são contra agências de viagem e companhias aéreas. Outras 19% das demandas são por problemas com farmácias, lojas e supermercados. As instituições financeiras representam quase 6% das reclamações. Segundo o Procon, também foi identificado um aumento elevado nas reclamações e denúncias específicas em cada mês. Em fevereiro, o destaque foi para as demandas envolvendo agências de viagens e companhias aéreas. No mês seguinte, o alvo dos consumidores foi o preço abusivo das máscaras descartáveis e álcool em gel. Em abril, o valor dos limentos em supermercados e do gás de cozinha liderou as reclamações. No mês de maio foi a vez das vans escolares e instituições de ensino. Durante esse período, equipe de fiscalização também visitou 123 estabelecimentos entre farmácias, supermercados, hipermercados, entre outros, para combater práticas que desrespeitem o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Destes, 7% dos comércios foram notificadas a apresentarem notas fiscais de venda ao cliente final e de compra junto aos seus fornecedores de álcool em gel, máscaras, gás e produtos alimentícios, para verificação de eventual aumento abusivo e sem justa causa. O aumento injustificado de preços está em desacordo com o CDC e os fornecedores que estiverem incorrendo nesta prática podem ser multados. O Procon pede a colaboração do consumidor para fiscalizar as práticas abusivas. Para denúncias em Mogi das Cruzes, a população pode telefonar ou enviar uma mensagem para o WhatsApp 4790-5090. Também é possível encaminhar demandas pelos e-mails atendimento.procon@mogidascruzes.sp.gov.br e atendimento.procon@pmmc.com.br. Initial plugin text


Fonte: G1 > Rio de Janeiro
https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2020/05/17/procon-de-mogi-das-cruzes-registra-mais-de-25-mil-reclamacoes-por-causa-do-novo-coronavirus-entre-marco-e-maio.ghtml


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